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Título: Políticas de marketing na exportação das empresas portuguesas de vestuário
Autor: Coelho, António de Jesus
Palavras-chave: Politicas de marketing
Vestuário
Empresas exportadoras
Data de Defesa: 2002
Citação: COELHO, António de Jesus (2002) - Políticas de marketing na exportação das empresas portuguesas de vestuário. Covilhã. Universidade da Beira Interior. 172 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Exportar, significa entre outras coisas, a entrada de divisas indispensáveis para pagar as importações. Demonstra que as empresas, conseguiram ultrapassar as barreiras que se lhes deparam com a internacionalização e podem assim colocar os seus produtos ou serviços em mercados estrangeiros. Revela ainda a potencial existência de importantes fontes de vantagens competitivas. A partir do momento em que uma empresa opta pela sua internacionalização, ela tem necessidade de definir os seus objectivos e políticas de marketing internacional. A indústria portuguesa do vestuário é um importante sector industrial na economia Portuguesa. Emprega cerca de 14% da mão-de-obra industrial é, responsável por cerca de 11,5% do total das exportações portuguesas da indústria transformadora, é ainda, um dos sectores caracterizados pelos importantes superavites da sua balança comercial. Com a total liberalização do comércio de vestuário a ocorrer em 2005, a nível mundial, é natural, por um lado, que se deparem novas dificuldades às empresas portuguesas, mas por outro, estamos em crer, que novas oportunidades poderão surgir com a abertura destes novos mercados. Esta dissertação é focada no estudo de empresas industriais de vestuário (malha não incluído), com envolvimento internacional a nível da exportação. Como objectivo esta investigação pretende identificar as políticas de marketing seguidas pelas empresas exportadoras do sector, e analisar a relação entre as diferentes políticas desenvolvidas. Baseado em pesquisa empírica e recolha de dados através de uma amostra de empresas exportadoras do sector do vestuário este estudo procurará examinar particularmente: - Se é possível identificar as políticas de marketing seguidas pelas empresas deste sector; - Se é possível afirmar que existem diferenças significativas entre as PME e as Grandes empresas, relativamente às políticas de marketing identificadas.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade da Beira Interior. Departamento de Gestão e Economia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1015
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