Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1031
Título: Caracterização do vingamento da azeitona em cultivares de oliveira em autopolinização
Autor: Cordeiro, A.M.
Martins, P.C.S.
Ramos, A.S.
Sequeira, P.
Palavras-chave: Olea europaea
Qualidade da flor
Auto-polinização
Vingamento
Cultivares
Data: 2011
Editora: APH
Citação: CORDEIRO, A.M. [et al.] (2011) - Caracterização do vingamento da azeitona em cultivares de oliveira em autopolinização. In Simpósio Nacional de Olivicultura, 5, Santarém, 2009 - Actas Portuguesas de Horticultura. N.º 14, p. 23-30.
Resumo: O vingamento da azeitona é o resultado dos processos vegetativo e reprodutivo que decorrem durante o ciclo bianual da oliveira. O factor genético tem uma grande importância, mas diversos trabalhos experimentais concluíram existir uma preponderância dos factores ambientais. Neste trabalho experimental, realizado durante dois anos consecutivos com árvores adultas, em safra, de `Cobrançosa', `Conserva De Elvas', `Cordovil De Castelo Branco', `Galega Vulgar' e Picual' cultivadas em sequeiro, determinou-se a qualidade da flor e o vingamento de frutos em autopolinização. Em resultado dos dois anos de observação, apreciaram-se diferenças significativas entre anos e entre cultivares. Também se confirmou ser a oliveira uma espécie vegetal com uma produção excepcionalmente elevada de grãos de pólen. A variabilidade nos resultados obtidos poderá estar associada com a rusticidade da oliveira e a sua capacidade de adaptação às oscilações típicas do clima mediterrânico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1031
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2011_Actas Portuguesas de Horticultura (V Simpósio Nacional de Olivicultura), nº 14, pg 23-30.pdf248,24 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.