Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1042
Título: Influência da benzilaminopurina e da cinetina na micropropagação de plantas jovens de Lavandula luisieri (Rozeira) Rivas-Martínez
Autor: Gonçalves, J.C.
Marchueta, M
Diogo, M.G.
Palavras-chave: Citoquininas
Lavandula luisieri
Micropropagação
Data: 2009
Editora: APH
Citação: GONÇALVES, J.C. ; MARCHUETA, M. ; DIOGO, M.G. (2009) - Influência da benzilaminopurina e da cinetina na micropropagação de plantas jovens de Lavandula luisieri (Rozeira) Rivas-Martínez. In Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas, 6, Logroño, 25 a 29 Maio - Actas de Horticultura. [S.l.] : APH. Vol. 54, p. 319-.
Resumo: Com o objectivo de desenvolver metodologias de micropropagação de Lavandula luisieri, foram realizados um conjunto de ensaios tendo como material vegetal explantes provenientes de germinação de sementes in vitro. Os ensaios de multiplicação estabelecidos com explantes secundários provenientes das plantas in vitro da população stock mostraram que a 6- benzilaminopurina se mostrou mais eficaz, comparativamente com a cinetina, na promoção e desenvolvimento dos rebentos tendo na concentração de 0.44 µM sido obtidos uma média de 2.2 rebentos com taxa de multiplicação de 3 e comprimentos de 20.9 mm. Contudo a utilização de concentrações mais elevadas de 6-benzilaminopurina são susceptíveis de promoverem elevadas taxa de vitrificação (35%) com consequente perda das culturas. Durante esta fase de multiplicação registou-se a formação de raízes nos rebentos tendo as percentagens de enraizamento sido maiores nos meios com cinetina, 57.5% com 0.46 µM, e no controlo. A aclimatização destas plantas foi feita com 100% de sobrevivência o que indicia o bom estado fisiológico das plantas regeneradas in vitro.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1042
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Influência da Benzilaminopurina_VI_CICH_2009.pdf220 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.