Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1045
Título: Utilização de colostro fermentado naturalmente e colostro tratado com ácido propiónico, no aleitamento de vitelos
Autor: Rodrigues, António Manuel Moitinho Nogueira
Palavras-chave: Vitelo
Aleitamento
Colostro
Data de Defesa: 1989
Editora: UTL. FMV
Citação: RODRIGUES, António Manuel Moitinho Nogueira (1989) - Utilização de colostro fermentado naturalmente e colostro tratado com ácido propiónico, no aleitamento de vitelos. Lisboa : UTL. FMV. 118 p. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O leite, substância obtida a partir da ordenha de fêmeas bovinas, tem características perfeitamente definidas, estando desde há muitos séculos intimamente relacionado com a alimentação humana. Excluem-se todas as substâncias segregadas pela a glândula mamária que, por qualquer motivo, não apresentem as características físico-químicas, bromatológicas e higiénicas que se exigem para o leite. Estas, serão consideradas por nós como subprodutos da ordenha. Podemos incluir neste grupo o colostro e o leite colostral, o leite de vacas mamíticas e/ou tratadas com antibióticos, substâncias que se diferenciam do verdadeiro leite pelas suas características e pelo seu significado biológico. Se é importante o valor económico destes subprodutos da ordenha, muito maior é o seu valor biológico. Esta afirmação leva-nos a pensar no enorme, desperdício que rejeitar estes subprodutos, pois há vantagens na sua utilização como alimento líquido. Estas substâncias dão um valor marginal ao negócio do leite, uma vez que incidem directamente na produção de gado bovino leiteiro. Há alguns anos que os investigadores se vêm debruçando sobre sistemas de aleitamento que possam diminuir as despesas com a mão de obra. Citam-se como exemplos o desmamar mais cedo, fornecer leite de substituição uma vez por dia e suprimir a refeição líquida aos domingos. A utilização dos subprodutos da ordenha, nomeadamente o excesso de colostro, como alimento líquido substituto do leite materno, aliado ao desmame precoce aos 28 dias de vida, são duas técnicas que poderão tornar mais económica esta fase da vida de um vitelo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1045
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Utilização do colostro fermentado.pdf59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.