Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1046
Título: Resposta da tremocilha (Lupinus luteus L.) à calagem e suas interacções com a disponibilidade de ferro e manganês no solo
Autor: Goulão, João Nicolau Cortesão Pais
Palavras-chave: Tremocilha
Calagem
Ferro
Manganês
Absorção
Disponibilidade
Data de Defesa: 1993
Editora: UTL. ISA
Citação: GOULÃO, João Nicolau Cortesão Pais (1993) - Resposta da tremocilha (Lupinus luteus L.) à calagem e suas interacções com a disponibilidade de ferro e manganês no solo. Lisboa : UTL. ISA. 132 p. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A tremocilha é uma espécie forrageira cultivada em Portugal, não só com a intenção de aproveitar o seu potencial melhorador dos solos, como também, e principalmente neste momento, para alimentação de gado, sobretudo ovino, em sistemas de exploração extensivos. Neste estudo pretendeu-se estudar as produções de matéria seca da tremocilha à floração, e em restolho. O solo utilizado nos vasos foi um solo litólico não húmico (Pg), ácido, pobre em manganês e medianamente provido em ferro, da região de Castelo Branco, a que se fez/não fez a aplicação individual e conjunta de ferro e manganês com/sem correcção da acidez do solo. Concluiu-se que a calagem reduziu a produção de matéria seca à floração mas aumentou-a na maturação. O ferro e o manganês adicionados afectaram favoravelmente a produção à floração mas prejudicaram-na à maturação. O manganês aplicado aumentou o seu teor nas plantas, contrariamente ao que sucedeu com o ferro. A calagem aumentou a disponibilidade de manganês, mas reduziu a sua absorção a níveis considerados de deficiência. A disponibilidade de ferro foi reduzida pela calagem mas a absorção foi favorecida. O ferro e o manganês aumentaram mutuamente a sua disponibilidade no solo mas tiveram efeitos antagónicos na respectiva absorção.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1046
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM.pdf59,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.