Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1052
Título: Estudo das perdas de água por transpiração em povoamento adultos de Eucalyptus globulus e de Pinus pinaster Aiton
Autor: Pereira, Fernando Manuel Leite
Palavras-chave: Eucalyptus globulus
Pinus pinaster
Perda de água
Transpiração
Data de Defesa: 1994
Editora: UTL. ISA
Citação: PEREIRA, Fernando Manuel Leite (1994) - Estudo das perdas de água por transpiração em povoamento adultos de Eucalyptus globulus e de Pinus pinaster Aiton. Lisboa : UTL. ISA. 124 p. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente estudo foi realizado com o objectivo de quantificar as perdas de água por transpiração em dois povoamentos adultos de eucalipto (Eucalyptus globulus Labill) e de pinheiro bravo (Pinus pinaster Aiton). A estimativa destas perdas foi feita recorrendo a dois métodos distintos: o balanço de água no solo e a equação de Penman-Monteith. Para o eucalipto esta equação foi aplicada considerando o coberto representado, quer através de um modelo unilaminar, quer através de um modelo multilaminar. Os resultados obtidos indicam que, em qualquer dos povoamentos, a transpiração está sobretudo dependente da disponibilidade de água no solo, tendo-se verificado que a transpiração acumulada ao longo dos anos de 1992 e 93 é muito próxima do valor da precipitação efectiva no mesmo período. As taxas de transpiração no eucaliptal estimadas pelos modelos uni e multilaminar não revelaram diferenças significativas entre si pelo que se poderá aceitar que, em cobertos esparsos, como é o caso do eucaliptal, a transpiração pode ser adequadamente estimada através do modelo unilaminar. A realização de medições de condutância estomática revelou que ambas as espécies apresentam padrões de variação horária e sazonal que traduzem a capacidade destas espécies em controlarem eficazmente as perdas de água por transpiração, quer quando aumenta a secura do ar, quer quando se reduz a humidade no solo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1052
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estudo das perdas de água.pdf55,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.