Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1055
Título: Varibilidade genética da resistência ao frio dos microtúbulos corticais em diferentes variedades e populações de Secale cereale L.
Autor: Simões, Maria Paula Albuquerque Figueiredo
Palavras-chave: Microtúbulos corticais
Resistência ao frio
Secale cereale
Crescimento radicular
Imunofluorescência
Data de Defesa: 1995
Editora: UTL. ISA
Citação: SIMÕES, Maria Paula Albuquerque Figueiredo (1995) - Varibilidade genética da resistência ao frio dos microtúbulos corticais em diferentes variedades e populações de Secale cereale L. Lisboa : UTL. ISA. 105 p. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Neste trabalho procurou-se avaliar a resistência ao frio dos microtúbulos corticais em diferentes variedades e populações de centeio (Secale cereale L.). Para tal as sementes de duas variedades oriundas da Alemanha, uma oriunda da Polónia e duas populações regionais de Portugal foram incubadas a 20ºC, 8ºC (1h, 4h e 24h) e 4ºC (1 h, 4h, 24h) e pela técnica de imunofluorescência foi visualizado o padrão de microtúbulos corticais. Verificou-se homogeneidade de comportamento intervarietal nas modalidades de 20ºC e 8ºC e 4ºC (1 h e 4h), mas na modalidade de 4ºC-24h o comportamento entre as variedades e/ou populações diferia significativamente entre si. A comparação do padrão de microtúbulos corticais e o comportamento morfológico em termos de crescimento radicular revelou existir correlação entre os dois parâmetros. Variedades com baixo crescimento radicular a 4ºC não apresentavam microtúbulos resistentes ao frio no final de 24h a 4°C, enquanto as populações e variedades que apresentavam maior crescimento radicular a baixas temperaturas ou curvas de crescimento radicular semelhantes a 8ºC e 4°C apresentavam microtúbulos resistentes ao frio no final de 24h a 4ºC.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1055
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_PS.pdf42,87 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.