Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1072
Título: Fundamentos didatológicos e técnico-didáticos de desenho de unidades didácticas para a área de língua Portuguesa
Autor: Pais, António
Palavras-chave: Didatologia
Unidade didática
Integração didática
Elemento integrador
Língua
Data: Nov-2010
Citação: PAIS, António (2010) - Fundamentos didatológicos e técnico-didáticos de desenho de unidades didácticas para a área de língua Portuguesa. In Encontros de didáctica. Covilhã : Universidade da Beira Interior, 23 de Novembro.
Resumo: Este artigo aborda o conceito de unidade didática numa perspetiva dicotómica (teórico-prática) de análise crítica. Num primeiro momento, propomos, no marco da teoria curricular, uma abordagem técnico‐evolutiva dos fundamentos e elementos base da construção de unidades didáticas, para, posteriormente, a contextualizar numa dimensão prática de desenvolvimento integrado dos processos de ensino e aprendizagem. O desenvolvimento inter‐relacionado dos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da iniciação à literatura, da escrita, do conhecimento explícito da língua e do desenvolvimento da linguagem oral, entendido na perspetiva do desenvolvimento das capacidades de reflexão metalinguística, constitui, do ponto de vista técnico‐didático, o elemento de transversalidade e abordagem técnica à proposta de sequenciação e construção da matriz de unidade didática que propomos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1072
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo_UD.pdf228,01 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.