Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1084
Título: Procurando loci associados a variáveis do solo através de um varrimento molecular exploratório do genoma no pseudometalófito Cistus ladanifer L.
Autor: Quintela-Sabarís, C.
Ribeiro, M.M.A.
Costa, R
Fraga, M.I.
Palavras-chave: Cistus ladanifer
AFLP
Equações de estimação geralizadas (GEE)
Elementos vestigiais
Data: 2011
Editora: IPCB
Citação: QUINTELA-SABARÍS, C. [et al.] (2011) - Procurando loci associados a variáveis do solo através de um varrimento molecular exploratório do genoma no pseudometalófito Cistus ladanifer L. In Congresso Ibérico de Geoquímica, 8, Castelo Branco, 24-28 Set. - Livro de Actas. Castelo Branco : IPCB. Vol. 1, p. 37-42. ISBN 972-989-8196-16-3.
Resumo: O uso do varrimento molecular do genoma juntamente com dados ambientais dá-nos a possibilidade de identificar marcadores moleculares com relevância ambiental. Neste trabalho foram analisadas 33 populações do pseudometalófito Mediterrâneo Cistus ladanifer L. (Cistaceae) com marcadores moleculares AFLP. Aplicámos Equações de Estimação Generalizadas (GEE) para estudar a correlação entre a distribuição de alelos AFLP e as diferentes características dos solos (pH, razão Ca:Mg e teores totais dos elementos vestigiais Mn, Ni, Pb, Sb e Zn). A análise GEE incluiu informação prévia das linhagens cloroplastidiais para eliminar o efeito da filogeografia. Eliminámos, também, os falsos positivos através do teste de Mann-Whitney e da observação da distribuição geográfica dos alelos. Os resultados mostraram que os teores totais de Mn têm influência na distribuição de alelos de C. ladanifer e que esse efeito foi o mais elevado relativamente a todas as outras variáveis do solo. Pelo contrário, a razão Ca:Mg parece não ter nenhum efeito selectivo em C. ladanifer, o que é confirmado pelo conhecimento relativo às suas necessidades em cálcio. Finalmente, detectámos um alelo possivelmente relacionado com a tolerância de C. ladanifer a solos com elevadas concentrações de Mn. Esta informação pode ser usada na selecção de indivíduos tolerantes a elevadas concentrações de metais tóxicos, Mn em particular, para uso na fitorremediação de solos contaminados.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1084
ISBN: 972-989-8196-16-3
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Margarida Ribeiro-37-42.pdf205,9 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.