Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1088
Título: Modelos de dispersão de poluentes em linhas de água sob a influência de descargas de ETAR : um exemplo português
Autor: Carvalho, N.
Oliveira, N.
Almeida, P.
Silva, A.
Antunes, I.M.H.R.
Ferreira, A.
Albuquerque, M.T.D.
Palavras-chave: Descargas de ETAR
Modelo de dispersão
Simulação numérica
Data: 2011
Editora: IPCB
Citação: CARVALHO, N. [et al.] (2011) - Modelos de dispersão de poluentes em linhas de água sob a influência de descargas de ETAR : um exemplo português. In Congresso Ibérico de Geoquímica, 8, Castelo Branco, 24-28 Set. - Livro de actas. Castelo Branco : IPCB. Vol. 2, p. 683-686. ISBN 972-989-8196-16-3.
Resumo: O impacte de descargas de ETAR, na qualidade da água, deve ser monitorizado e controlado. Este trabalho centra-se no rio Ocreza, apresentando um exemplo do impacte devido às descargas de uma ETAR num dos seus afluentes. As amostras foram colhidas entre a descarga da ETAR e a sua confluência com o rio Ocreza. As amostras, aproximadamente equidistantes, foram localizadas e georreferenciadas a jusante de contribuições secundárias. Três campanhas foram realizadas durante o ano hidrológico de 2010: inverno chuvoso (janeiro), condições intermediárias (março) e verão seco (junho). Para todas as campanhas e os pontos amostrados, foi estimado o caudal e analisados os parâmetros químicos seguintes: carência bioquímica de oxigénio aos cinco dias (CBO5), oxigénio dissolvido (OD), resíduo seco, Ptotal, Ntotal, pH, temperatura e parâmetros microbiológicos. Um modelo de dispersão hidrodinâmico foi usado para simular a poluição no rio Ocreza, devido à descarga de efluentes. O software QUAL2kw (Pelletier et al, 2006) foi usado para construir um modelo de qualidade da água. Os resultados das simulações são consistentes com as observações de campo e demonstram que o modelo foi calibrado corretamente, permitindo, deste modo, estudos de viabilidade de diferentes esquemas de tratamento e desenvolvimento de actividades de monitorização específicas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1088
ISBN: 972-989-8196-16-3
Aparece nas colecções:ESTCB - Comunicações em encontros científicos e técnicos
ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ResumoIA3.pdf267,44 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.