Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1089
Título: Perímetros de protecção de captações de águas subterrânea como ferramenta de gestão de recursos hídricos : o exemplo das Eirinhas
Autor: Sousa, M.L.P.
Albuquerque, M.T.D.
Antunes, I.M.H.R.
Palavras-chave: Bacia hidrográfica
Águas subterrâneas
Perímetros de protecção
Eirinhas
Data: 2011
Editora: IPCB
Citação: SOUSA, M.L.P. ; ALBUQUERQUE, M.T.D. ; ANTUNES, I.M.H.R. (2011) - Perímetros de protecção de captações de águas subterrânea como ferramenta de gestão de recursos hídricos : o exemplo das Eirinhas. In Congresso Ibérico de Geoquímica, 8, Castelo Branco, 24-28 Set. - Livro de actas. Castelo Branco : IPCB. Vol. 2, p. 695-698. ISBN 972-989-8196-16-3.
Resumo: As águas subterrâneas constituem importantes fontes de origem de água, efectivas ou potenciais, a nível regional e local, que importa preservar. Porém, a qualidade das águas subterrâneas é susceptível de ser afectada pelas actividades sócio-económicas, designadamente pelo uso e ocupação do solo, em particular pelas áreas urbanas, infraestruturas e equipamentos, agricultura e zonas verdes. A contaminação das águas subterrâneas é, na generalidade das situações, persistente, pelo que a recuperação da qualidade destas águas é, em regra, muito lenta e difícil. A protecção das águas subterrâneas constitui, assim, um objectivo estratégico da maior importância, no quadro de um desenvolvimento equilibrado e duradouro. Neste trabalho são apresentadas duas soluções distintas, para a definição dos perímetros de protecção, para as captações das Eirinhas (Casal da Serra, São Vicente da Beira). O método do Raio Fixo e método de Wyssling. A delimitação destes perímetros de protecção permitirá o desenvolvimento sustentado dos processos naturais de diluição e de autodepuração das águas subterrâneas, possibilitando a prevenção, redução e controle de futuras descargas acidentais de poluentes. Desta forma, poder-se-à desenvolver um sistema de aviso para a protecção do sistema de abastecimento de água com origem nestas captações, em situações de poluição acidental das águas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1089
ISBN: 972-989-8196-16-3
Aparece nas colecções:ESTCB - Comunicações em encontros científicos e técnicos
ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Isabel antunes695-698.pdf744,46 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.