Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1093
Título: Ácidos gordos componentes e fracção esterólica em azeites monovarietais das cultivares ‘Galega Vulgar’ e ‘Azeiteira’
Autor: Pintado, C.J.M.
Peres, C.
Peres, M.F.
Henriques, L.R.
Palavras-chave: Olea europaea
Ácidos gordos
Esteróis
Eritrodiol
Uvaol
Data: 2006
Editora: ENMP
Citação: PINTADO, C.J.M. [et al.] (2006) - Ácidos gordos componentes e fracção esterólica em azeites monovarietais das cultivares ‘Galega Vulgar’ e ‘Azeiteira’. Melhoramento. ISSN 0368-9433. Vol. 41, p. 204-208.
Resumo: No azeite virgem, os ácidos gordos componentes e a fracção esterólica contribuem para o reconhecimento da qualidade, da autenticidade o das propriedades funcionais. Este estudo apresenta a composição em ácidos gordos, em esteróis e em alcoóis triterpénicos de azeites monovarietais das cultivares ‘Galega Vulgar’ e ‘Azeiteira’. Entre os ácidos gordos componentes, registaram-se, especialmente. diferenças na percentagem dos ácidos oleico, litioleico, linolénico palmítico e palmitoleico, em que o azeite ‘Galega’ revelou percentagens superiores dos ácidos palmítico, palmitoleico e linolénico. No que concerne à fracção esterólica, o β-sitosterol, o Δ-5-avenasterol e o estigmasterol revelaram especial capacidade para distinguir os azeites em estudo, registando-se percentagens superiores de Δ-¬5-avenasterol e de estigmasterol em ‘Azeiteira’. A fracção de alcoóis triterpénicos, eritrodiol e uvaol, apresentou valores inferiores ao limite vigente na legislação europeia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1093
ISSN: 0368-9433
Aparece nas colecções:ESACB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ácidos gordos componentes e fracção.pdf2,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.