Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1097
Título: Análise de funções de crescimento: aplicação do método de análise de tronco a povoamentos de Pinus pinaster Aiton. na região de Castelo Branco
Autor: Alegria, C.M.M.
Palavras-chave: Pinus pinaster
Funções de crescimento
Método de análise de tronco
Data: 1991
Editora: SPCF
Citação: ALEGRIA, C.M.M. (1991) - Análise de funções de crescimento: aplicação do método de análise de tronco a povoamentos de Pinus pinaster Aiton. na região de Castelo Branco. In Encontro sobre Pinhal Bravo, Material Lenhoso e Resina, Bencanta-Coimbra, 5 e 6 Dez. - Comunicações. Coimbra : SPCF. p. 131-147.
Resumo: Com base na aplicação do método de análise de tronco, pretendeu-se pesquisar as funções de crescimento que melhor se ajustavam às características do crescimento em altura dos povoamentos de pinheiro bravo na região de Castelo Branco. Constou esta análise do ajustamento de diversos modelos do crescimento (funções empíricas: Parábola, Potência, Hipérbole, Korsun, Freese e Hossfeld; funções de base biológica: Schumacher, Logística e Gompertz). A selecção do melhor modelo teve como critérios as propriedades estatísticas destes, através da análise de diversos parâmetros de qualidade e de predição assim como, da análise do comportamento biológico e facilidade de aplicação prática dos modelos em questão. Deste modo seleccionaram-se como melhores modelos as funções de Freese e Schumacher, a primeira de melhor capacidade preditiva embora com algumas limitações de aplicação e a segunda como melhor modelo conceptual na descrição do fenómeno biológico do crescimento em altura das árvores da zona em estudo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1097
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Análise de funções de crescimento.pdf10,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.