Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1100
Título: Aspectos da qualidade de azeites monovarietais da Beira Baixa para quatro estados de maturação dos frutos, campanha 1998/99
Autor: Fernandes, S.M.
Peres, M.F.
Henriques, L.R.
Palavras-chave: Olea europaea
Azeite
Ácidos gordos
Polifenóis
Data: 2001
Editora: SCAP
Citação: FERNANDES, S.M. ; PERES M.F. ; HENRIQUES, L.R. (2001) - Aspectos da qualidade de azeites monovarietais da Beira Baixa para quatro estados de maturação dos frutos, campanha 1998/99. Revistas de Ciências Agrárias. ISSN 0871-018X. Vol. XXIV, N.º 1-2, p. 189-192.
Resumo: A qualidade do azeite depende de factores varietais, edáficos, climáticos, tecnológicos e agronómicos. Entre estes apresenta considerável importância para o olivicultor o estado de maturação da produção no olival o qual tem vindo a ser definido de acordo com diversos critérios. Este estudo descreve parâmetros físicos e químicos de azeites monovarietais da Beira Baixa, obtidos durante a campanha de 1998/99 de três cultivares distintas Galega vulgar, bical e Cordovil de Castelo Branco, por extracção laboratorial de frutos seleccionados de acordo com a cor do epicarpo. A influência da composição em ácidos gordos e do teor em compostos fenólicos faz-se sentir de modo diverso na estabilidade dos azeites Galega, Bical e Cordovil, obtidos para quatro estados de maturação diferentes: verde, semi-verde, roxo e negro. O teor em compostos fenólicos influencia ainda o sabor amargo que se verifica ser mais acentuado no azeite Bical.
Descrição: Artigo apresentado como comunicação no II Simpósio Nacional de Olivicultura que decorreu de 7 a 9 de Março de 2000 em Évora.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1100
ISSN: 0871-018X
Versão do Editor: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_serial&pid=0871-018X&nrm=iso
Aparece nas colecções:ESACB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aspectos da qualidade de azeites.pdf2,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.