Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1111
Título: Produção integrada e qualidade do azeite virgem
Autor: Luz, J.P.
Peres, M.F.
Fragoso, P.
Pintado, C.
Gouveia, C.
Silva, M.C.A.
Ferreira, A.M.
Henriques, L.R.
Coutinho, J.P.
Peres, C.
Antunes, V.
Palavras-chave: Galega
Azeiteira
Beira Baixa
Data: 2006
Editora: ENMP
Citação: LUZ, J.P. [et al.] (2006) - Produção integrada e qualidade do azeite virgem. Melhoramento. ISSN 0368-9433. Vol. 41, p. 184-191.
Resumo: A evolução dos inimigos-chave do olival que mais influenciam a qualidade do azeite, mosca-da-azeitona e gafa, foi avaliada na cultivar ‘Galega Vulgar’ na Beira Baixa e na cultivar ‘Azeiteira’ no Norte Alente1ano, em Produção Integrada, durante as campanhas de 2004 e 2005. Foram analisados diversos parâmetros físico-químicos do azeite virgem, assim como os resíduos de pesticidas organofosforados. Os níveis de mosca-da-azeitona e de gafa conduziram a uma ou duas intervenções fitossanitárias nos olivais da Beira Baixa, tendo em conta o nível económico de ataque. No olival no Norte Alentejano, não foram realizadas intervenções fitossanitárias. A mosca foi detectada em todos os olivais, não tendo as infestações sido muito superiores a 8-11% de azeitonas atacadas, exceptuando no Norte Alentejano em 2004, onde atingiu valores bastante elevados de azeitonas atacadas com ovos e larvas. Em todos os olivais obteve-se azeite virgem de elevada qualidade. Relativamente à acidez e oxidação, todas as amostras apresentaram valores bastante inferiores aos limites impostos por lei para azeite virgem extra. Os resíduos de pesticidas foram sempre inferiores ao limite de quantificação da técnica.
Descrição: O artigo foi apresentado como comunicação no IV Simpósio Nacional de Olivicultura que decorreu em Elvas de 22 a 24 de Setembro de 2006.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1111
ISSN: 0368-9433
Aparece nas colecções:ESACB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Produção integrada e qualidade do azeite.pdf3,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.