Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1115
Título: Metodologia de retorno de informação de campo para a melhoria da análise e gestão da rega em canteiros de nível
Autor: Duarte, António Francisco Canatário
Palavras-chave: Rega por canteiros de nível
Retorno de informação de campo
Modelos de simulação
Optimização dos parâmetros da infiltração
Análise e gestão da rega
Avaliação do tempo de recessão
Avaliação do coeficiente de rugosidade
Data de Defesa: 1994
Editora: UTL. ISA
Citação: DUARTE, António Francisco Canatário (1994) - Metodologia de retorno de informação de campo para a melhoria da análise e gestão da rega em canteiros de nível. Lisboa : UTL. ISA. 149 p. Dissertação de Mestrado.
Resumo: As características de infiltração do solo sob de importância determinante no estudo dos métodos de rega de superfície, nos quais se inclui o processo de rega por canteiros de nível. A sua deficiente avaliação poderá levar a uma incorrecta análise e gestão deste processo de rega. O desenvolvimento de uma metodologia de optimização dos parâmetros da equação de infiltração com retorno de informação de campo, constitui o principal objectivo desta tese. A metodologia desenvolvida é verificada para regas rigorosamente observadas, através de um procedimento simplificado. Com recurso ao modelo de simulação de rega de superfície SRFR 20.5, é feita uma análise de sensibilidade para o tempo de recessão e para o coeficiente de rugosidade. No exercício de pesquisa dos parâmetros optimizados da equação de infiltração, faz-se uma utilização exaustiva do modelo de simulação SRFR 20.5, no sentido de se procurar a melhor aproximação entre resultados simulados e observados em determinada rega. A metodologia desenvolvida para uma rega e depois verificada para outras regas, mostra uma validade consistente pela obtenção de valores baixos dos aferidores numéricos SQD e módulo do Desvio, estabelecidos respectivamente para os critérios de comparação tempos de avanço e tempo de recessão, observados e simulados. Da análise de sensibilidade conclui-se da importância de uma avaliação rigorosa do coeficiente de rugosidade, não sendo esta uma exigência para o tempo de recessão.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Agronomia - UTL, para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia da Rega e dos Recursos Agrícolas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1115
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM-Metodologia de retorno de informação.pdf63,95 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.