Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1125
Título: Utilização de água residual urbana na cultura de azevém (Lolium multiflorum Lam.)
Autor: Monteiro, Maria do Carmo Simões Mendonça Horta
Palavras-chave: Águas residuais
Lolium multiflorum Lam.
Azevém
Calagem
Cloragem
Fertilidade do solo
Irrigação
Poluição
Data de Defesa: 1994
Editora: UTL. ISA
Citação: MONTEIRO, Maria do Carmo Simões Mendonça Horta (1994) - Utilização de água residual urbana na cultura de azevém (Lolium multiflorum Lam.). Castelo Branco : IPCB. ESA. 205 p. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Com o objectivo de avaliar o possível interesse da utilização de A.R., com e sem cloragem, foram efectuados dois ensaios em vasos com o azevém (Lolium multiflorum Lam.) cultivado num solo Pg (pardo litólico não húmico de granito), ácido e pobre em M.O. Verificou-se que a A.R. conduziu a aumentos significativos na produção, sem afectar sensivelmente a sua qualidade, mas a sua aplicação não dispensou a adubação NPK nem a calagem. A cloragem, efectuada com NaC1O com níveis de cloro residual livre correspondentes a 1,3 e 5 mg•L-1 não influenciou a quantidade de produção mas aumentou significativamente o teor de sódio e de cloretos na forragem. Quanto às características do solo avaliadas após os ensaios sobressaiem, como parecendo susceptíveis de apresentar mais interesse para a sua fertilidade o facto de a A.R. ter provocado aumentos na condutividade eléctrica, no teor em nitratos, boro e cloretos e cálcio magésio e sódio de troca, ter diminuído o potássio "assimilável", e de a cloragem ter reduzido a nitrificação. Este último aspecto merece particular destaque, uma vez que se é certo que a diminuição da nitrificação, pode ser prejudicial para a fertilidade do solo, é também certo que contribuirá para diminuir os riscos de poluição das águas subterrâneas pelos nitratos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Suprior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Nutrição Vegetal, Fertilidade dos Solos e Fertilização.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1125
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM-Utilização de água residual.pdf115,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.