Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1126
Título: Avaliação da disponibilização e perdas de fósforo por drenagem após aplicação ao solo de um composto
Autor: Cipriano, Vera Mónica Pires
Orientador: Monteiro, Maria do Carmo Simões Mendonça Horta
Palavras-chave: Composto
Fertilização
P dissolvido
P inorgânico
P Olsen
P orgânico
Data de Defesa: 2011
Editora: IPCB. ESA
Citação: CIPRIANO, Vera Mónica Pires (2011) - Avaliação da disponibilização e perdas de fósforo por drenagem após aplicação ao solo de um composto. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O uso de resíduos orgânicos compostados pode ser uma alternativa relativamente à utilização de fertilizantes fosfatados, de forma a optimizar a gestão sustentável de um recurso natural finito, como são as reservas de fosforite, exploradas para obtenção de adubos fosfatados. Durante 17 semanas realizou-se um ensaio de incubação, comparando o efeito sobre a disponibilidade de P, decorrente da utilização de um composto e um adubo fosfatado. Utilizaram-se dois níveis de aplicação de P (60 kg/ha e 120 kg/ha de P2O5). Avaliou-se a disponibilidade em P ao longo do tempo, após incorporação no solo dos referidos fertilizantes, e quantificaram-se também as perdas de P que poderão ocorrer por drenagem interna. Ao longo do ensaio, foram feitas 8 colheitas de amostras, onde se determinaram o P biodisponivel, quantificado pelos métodos de Egnér et al 1960 e Olsen et al 1954 (P-Al e P-Olsen), o P inorgânico, o P orgânico e a matéria orgânica. Após a 8ª colheita o solo foi regado até à capacidade de campo e colocado em colunas de lixiviação, sendo aplicada uma quantidade de água por cada repetição em quantidade suficiente para originar lixiviação através de toda a coluna de solo. Passadas 24h recolheu-se o lixiviado. Efectuou-se ainda outra colheita do lixiviado após 72h, o que correspondeu ao total de água lixiviada. Nestes lixiviados quantificou-se o P dissolvido e o P orgânico No final do ensaio o composto apresentou, na dose mais elevada, um teor de P biodisponível, semelhante ao obtido pela aplicação do adubo à mesma dose. Isto significa que a nutrição em P das culturas será assegurada de igual forma com a aplicação de adubo ou de composto nas doses referidas. A aplicação de P ao solo traduziu-se por um aumento no teor em P dissolvido da água lixiviada independentemente da aplicação ser através do composto ou do adubo. No entanto, o composto reduziu significativamente as perdas de P para as águas de drenagem interna após 24h de lixiviação, atingindo após este período, valores inferiores ao limite de 0,1 mg L-1 relativamente ao impacto na qualidade das águas subterrâneas. Ambos os fertilizantes, composto e adubo, não originaram aumentos significativos nas perdas de P orgânico para as águas de drenagem interna do solo. Estes resultados sugerem que o uso deste composto como fonte P para as culturas é agronomicamente possível.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do Grau de Mestre em Gestão Agro-Ambiental de Solos e Resíduos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1126
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da disponibilização e perdas de fósforo por drenagem após aplicação ao solo de um compo.pdf500,86 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.