Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1131
Título: Avaliação da implementação de projectos florestais no âmbito do programa "RURIS - FTA" na Beira Interior Sul
Autor: Tomaz, Carlos Vítor Barata Ramos
Orientador: Alegria, Cristina Maria Martins
Palavras-chave: RURIS - FTA
Projecto florestal
Beira Interior Sul
Sistema de Informação Geográfica
Análise de componentes
Data de Defesa: 2011
Editora: IPCB. ESA
Citação: TOMAZ, Carlos Vítor Barata ramos (2011) - Avaliação da implementação de projectos florestais no âmbito do programa "RURIS - FTA" na Beira Interior Sul. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente trabalho teve como objectivo avaliar a implementação e a viabilidade dos projectos florestais instalados no âmbito do Programa “RURIS - Florestação de terras Agrícolas” na Beira Interior Sul. Pretendeu-se desta forma aferir os níveis de execução física alcançados, avaliar o estado actual dos povoamentos instalados e analisar o sucesso/insucesso dos povoamentos com base na densidade de plantas existente. Armazenou-se toda a informação espacial e alfanumérica numa aplicação SIG, resultando uma base de dados florestal actualizada. A partir da análise dos níveis de execução física alcançados no período de 2001 a 2006, apurou-se uma área intervencionada de 3 363,04 ha através da implementação de 164 projectos. Foram vistoriados um total de 97 projectos entre 2007 e 2011 (amostras obrigatórias), resultando uma situação regular em 73,2% e irregular em 26,8%. As irregularidades detectadas basearam-se no incumprimento das densidades mínimas exigidas (73,1%) e no plano de gestão (26,9%). Para a análise do sucesso/insucesso das densidades nos povoamentos florestais instalados, recorreu-se à análise multivariada e seleccionou-se como instrumento de trabalho a nível estatístico o método da “Análise de Componentes Principais para Dados Categóricos”. Nos povoamentos com sucesso, constatou-se uma elevada correlação com a existência de povoamentos mistos e a presença de protecções nos povoamentos (cercas e protecções individuais das plantas). Por outro lado, em relação aos povoamentos com insucesso, observou-se uma elevada correlação com a ocupação anterior do solo, os níveis altimétricos e a presença de prejuízos causados pelos animais. A ausência de protecções é também factor relevante no insucesso dos povoamentos. Por fim, apresentam-se um conjunto de medidas de actuação no sentido de melhorar a intervenção “Florestação de Terras Agrícolas”, de modo a torná-la mais atractiva e eficaz.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Tecnologias e Sustentatibilidade dos Sistemas Florestais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1131
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da Implementação de Projectos Florestais no Âmbito do Programa Ruris FTA na BIS.pdf12,69 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.