Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1136
Título: As atitudes dos agricultores face ao meio ambiente na Beira Interior
Autor: Gomes, Paulo Fernando dos Santos Caldinho
Palavras-chave: Agricultor
Ambiente
Atitude
Beira Interior
Data de Defesa: 1994
Editora: UTL. ISA
Citação: GOMES, Paulo Fernando dos Santos Caldinho (1994) - As atitudes dos agricultores face ao meio ambiente na Beira Interior. Lisboa : UTL. ISA. 192. Dissertação de Mestrado.
Resumo: As principais abordagens sociológicas do ambiente são apresentadas com referências particulares às questões levantadas em meio rural e relacionadas com as actividades agrícolas. Referem-se os principais tipos de estudos empíricos das atitudes e representações sociais dos agricultores face ao ambiente. Efectuou-se uma zonagem agrícola da região da Beira Interior, sendo definidas sete zonas homogéneas, através da utilização de um processo de classificação automática, baseado em Análise de Componentes Principais. Partindo desta zonagem, procedeu-se à identificação de uma zona - o Pinhal - em que às transformações do tecido sócioeconómico surgem associadas transformações do meio ambiente, particularmente da floresta. Com base no inquérito efectuado numa freguesia tipo desta zona - Ermida - foi possível analisar a situação e evolução das práticas de âmbito florestal no quadro das diferentes agriculturas familiares e ainda identificar e interpretar, através de uma análise de Factores Principais, as duas dimensões subjacentes às atitudes dos agricultores (proprietários florestais), bem como a natureza das representações sociais da floresta. Conclui-se que as dimensões referidas estão relacionadas com aspectos normativos relacionados com os usos da floresta e com a respectiva utilização como espaço de exercício de uma actividade económica.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Economia Agrária e Sociologia Rural.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1136
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM-As atitudes dos agricultores face ao meio ambiente.pdf101,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.