Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1147
Título: Eficácia de armadilhas Olipe na captura em massa de mosca-da-azeitona (Bactrocera oleae) em olivais em agricultura biológica na Beira Interior Sul
Autor: Coutinho, J.P.
Silva, M.C.A.
Outão, F.
Gouveia, C.
Vitorino, M.C.
Henriques, L.R.
Luz, J.P.
Peres, M.F.
Palavras-chave: Bactrocera oleae
Captura em massa
Olea europaea
Olival biológico
Beira Interior
Data: 2009
Editora: APH
Citação: COUTINHO, J. [et al.] (2009) - Eficácia de armadilhas Olipe na captura em massa de mosca-da-azeitona (Bactrocera oleae) em olivais em agricultura biológica na Beira Interior Sul. In Simpósio Nacional de Olivicultura, 5, Santarém, 24-26 Set. - Actas Portuguesas de Horticultura. Lisboa : APH. Vol. 14, p. 101-107.
Resumo: Neste trabalho avalia-se a eficácia e aplicabilidade de garrafas mosqueiras Olipe na captura em massa de mosca-da-azeitona (Bactrocera oleae) em olivais em agricultura biológica na Beira Interior. Em 2004, foi instalado um ensaio em dois olivais, com a duração de três anos (2004-2006). Em cada olival instalou-se uma parcela com uma armadilha Olipe por árvore e uma parcela sem armadilhas Olipe (testemunha). Em todas as parcelas foram instaladas armadilhas alimentares McPhail e armadilhas cromotrópicas amarelas com feromona, para monitorização da população da mosca-da-azeitona. Semanalmente foram contadas as capturas de B. oleae nos três tipos de armadilhas. Para a avaliação da incidência do ataque foram colhidas amostras de azeitonas em dois momentos, durante o período de maturação. Neste trabalho são apresentados resultados relativos aos 3 anos em que decorreu o ensaio (2004-2006) quanto à eficácia das garrafas mosqueiras Olipe, avaliada através da incidência dos ataques de mosca-da-azeitona e do número de moscas capturadas nas armadilhas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1147
Aparece nas colecções:ESACB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eficácia de armadilhas Olipe.pdf3,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.