Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1166
Título: “MALCATA LIFE VILLAGE” – Um modelo de empreendedorismo turístico e social
Autor: Farinha, Luís Manuel do Carmo
Palavras-chave: Empreendedorismo
Modelos de negócio
Turismo
Unidades de qualidade de vida
Data de Defesa: 2011
Citação: FARINHA, Luís Manuel do Carmo (2011) - “MALCATA LIFE VILLAGE” – Um modelo de empreendedorismo turístico e social. Idanha-a-Nova : ESG. Instituto Politécnico de Castelo Branco. 148 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A par das dificuldades económicas e financeiras que dominam o panorama internacional, Portugal não foge à regra, vendo a sua economia mergulhada numa crise profunda, marcada pelo elevado nível de preços das matérias-primas, com repercussões negativas ao nível da competitividade empresarial e níveis de empregabilidade. Atendendo a estas vicissitudes económicas e sociais, impera redescobrir novos modelos de negócio em área estratégicas para o desenvolvimento do país e em particular das regiões mais desfavorecidas, onde se insere todo o interior de Portugal. Surge assim o Turismo como elemento estratégico no desenvolvimento da economia nacional, associado a uma variedade de produtos identificados no âmbito do Plano Estratégico Nacional para o Turismo. Analisando a evolução global do envelhecimento populacional, com especial destaque no território europeu, ibérico e nacional, importa saber explorar este fenómeno social enquanto fonte de oportunidades a ter em conta no design de novos modelos de negócio, associando-o às novas tendências de consumo manifestadas pelos potenciais clientes. É neste sentido, que no domínio das diferentes vertentes do turismo, onde se inclui o turismo de saúde e bem-estar, o turismo médico, o alojamento, o turismo de negócios e touring cultural e paisagístico, que o modelo de negócios proposto identifica uma solução de investimento, a ter lugar numa região deprimida do nosso país – a região da raia central, em Malcata, Concelho do Sabugal.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1166
Aparece nas colecções:ESGIN - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ Luís Farinha.pdf8,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.