Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1168
Título: O uso das TIC por jovens com trissomia 21 do ensino básico : um estudo de caso
Autor: Quelhas, Maria do Rosário Henriques Branco Pires
Palavras-chave: Inclusão
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Trissomia 21 (T21)
Deficiência intelectual
Data de Defesa: Jan-2011
Citação: QUELHAS, Maria do Rosário Henriques Branco Pires (2011) - O uso das TIC por jovens com trissomia 21 do ensino básico : um estudo de caso. Castelo Branco. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. 108 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este estudo visa investigar a importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas actividades de ensino e aprendizagem de alunos portadores de défice cognitivo, especificamente de Trissomia 21, que frequentam o Ensino Básico. Norteada pelos princípios da Educação Inclusiva e pelo pressuposto de que as Tecnologias de Informação e Comunicação têm impacto nos processos de Ensino e de Aprendizagem, particularmente naqueles destinados a alunos portadores de NEE e especificamente de Trissomia 21, a investigação desenvolveu-se em torno das duas únicas alunas portadoras de Trissomia 21 de um agrupamento de escolas de Castelo Branco. Para o efeito, realizou-se uma revisão bibliográfica visando-se constituir o enquadramento teórico da problemática do estudo e definindo-se metas a alcançar. Para dar resposta a estas metas procurou-se caracterizar os recursos e as actividades, envolvendo as TIC, desenvolvidas pelos professores (de Educação Especial e TIC) destas jovens e ainda caracterizar as suas atitudes e os seus comportamentos perante as TIC. Os resultados apurados da aplicação e análise de entrevistas aos professores e aos pais destas alunas permitiram constatar o elevado grau de motivação e interesse revelados no usa de TIC por estas jovens, bem como sua a capacidade em utilizar equipamentos de uso generalizado e não especificamente adaptado. Verificou-se ainda a importância de promover a formação adequada, especializada e orientada para as NEE, dos professores que recorrem a TIC em actividades com alunos portadores de Trissomia 21, como condição de suma importância para o desenvolvimento de uma Educação Inclusiva.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1168
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TIC e trissomia 21_rosarioquelhas.pdf1,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.