Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1170
Título: Os padrões e o pensamento algébrico em contexto de 1º ciclo
Autor: Cruz, Maria do Céu Pereira Mendes da
Palavras-chave: Pensamento algébrico
Padrões
Regularidades
Tarefas matemáticas
Data de Defesa: Jul-2011
Citação: CRUZ, Maria do Céu Pereira Mendes da (2011) - Os padrões e o pensamento algébrico em contexto de 1º Ciclo. Castelo Branco. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. 127 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: De modo a concluir o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico foi concebido este Relatório de Estágio, dando a conhecer o percurso feito ao longo de cinco meses numa Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos da cidade de Castelo Branco. Este documento reflecte a integração e a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo de todo o percurso académico. O caminho percorrido, durante as Práticas Supervisionadas, passou pelas aulas de observação e aulas de trabalho efectivo com crianças de 6/7 anos do 1º Ano de Escolaridade. Ao longo dessas práticas, procurou-se desenvolver actividades e aplicar tarefas com vista à obtenção de material válido para realizar o estudo relativo à forma como as crianças, mais novas do 1º ciclo, constroem o seu conhecimento e o aplicam na resolução de problemas com regularidade de repetição e crescimento (pictóricos e numéricos). Este estudo pretende responder à questão “Será que diversificando tarefas de padrões de repetição e crescimento se promove o pensamento algébrico nas crianças de 6-7 anos? sendo essencialmente prático pois relata as experiências vividas no decurso do processo investigativo, suportado por uma metodologia de investigação-acção, para o estudo dos padrões e a forma como estes podem ajudar os alunos no desenvolvimento do pensamento algébrico, revelando maiores dificuldades nos padrões de crescimento que conduzam à generalização. Esta turma, através das evidências demonstradas, identifica as regularidades nos padrões pictóricos e numéricos, e evidenciou possuir já uma predisposição para resolver tarefas problemáticas através da generalização em situações adequadas às suas capacidades.
Descrição: Relatório apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1170
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Maria do Céu Cruz.pdf5,13 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.