Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1194
Título: O papel da creche na adaptação da criança ao contexto do jardim-de-infância
Autor: Azevedo, Sílvia Cristina Mateus
Palavras-chave: Criança
Creche
Desenvolvimento social
Adaptação ao jardim-de-infância
Estudo de caso comparativo
Data de Defesa: Jul-2011
Citação: AZEVEDO, Sílvia Cristina Mateus (2011) - O Papel da Creche na Adaptação da Criança ao Contexto do Jardim-de-Infância. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 350 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O trabalho aqui apresentado insere-se no âmbito do relatório de estágio da Unidade Curricular “Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar”, para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Actualmente, considera-se que a creche desempenha um importante papel no desenvolvimento da criança. Este estudo procurou analisar em que medida a frequência da creche contribui para a adaptação da criança ao contexto do jardim-de-infância e, deste modo, investigar se a creche é (ou não) um meio adequado para promover o desenvolvimento social da criança. Assim, procedeu-se à realização de um estudo de caso comparativo de carácter qualitativo, integrando crianças que frequentam pela primeira vez o jardim-de-infância: duas crianças que frequentaram creche e duas crianças que não frequentaram creche. A informação foi obtida através de diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados (análise documental, observação, notas de campo, grelhas de observação de comportamentos, Escala de Envolvimento da Criança, (Laevers, 1994) e entrevista semi-estruturada). A análise de dados permitiu-nos compreender que a creche teve um papel importante no desenvolvimento social das crianças que a frequentaram, uma vez que as crianças que não frequentaram creche apresentam menores competências de interacção social comparadas com as crianças que frequentaram creche. No entanto, esta investigação revelou, de forma evidente, que a frequência ou não de creche e a adaptação ao jardim-de-infância é uma experiência acompanhada sempre por uma enorme complexidade de condições e variáveis. São ainda apresentadas algumas limitações do estudo e finalmente algumas reflexões para a prática profissional.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1194
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Silvia_Azevedo.pdf2,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.