Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1198
Título: O Fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida
Autor: Bailote, Cátia Alexandra Lopes da Cruz
Palavras-chave: Pré-escolar
Inibição
Fantoches
Integração social
Data de Defesa: Jul-2011
Citação: BAILOTE, Cátia Alexandra Lopes da Cruz (2011) - O fantoche em jardim-de-infância : um recurso à integração social da criança inibida. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 268 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Os estudos mostram que a criança inibida apresenta dificuldades na interacção social com os outros (adultos e pares), evidenciando dificuldades em integrar-se, naturalmente, no grupo de colegas do jardim-de-infância. Este comportamento pode levar ao isolamento da criança. Consideramos que o recurso ao fantoche como estratégia promotora da interacção com os colegas e adultos, de relações sociais e expressão dos sentimentos e emoções da criança é uma mais-valia para que esta desenvolva competências sociais e relacionais. Consolidados na metodologia investigação-acção desenvolvemos e implementamos um conjunto de actividades com fantoches com o objectivo de integrar a criança inibida no grupo, incluindo-a neste. Para identificar as crianças inibidas, recorremos á aplicação do teste sociométrico e este permitiu analisar as escolhas do grupo relativamente aos colegas mais e menos escolhidos para as diversas situações do quotidiano do jardim-de-infância. Este processo permitiu também a identificação das crianças isoladas. As entrevistas feitas à Educadora e Auxiliar de Acção Educativa responsáveis pelo grupo, permitiu-nos identificar as crianças que estas consideram inibidas. Ao cruzarmos estes dados com os do teste sociométrico foi possível identificar um grupo de sete crianças inibidas. A implementação das actividades permitiu verificar que o objecto de integração das crianças inibidas no grupo foi alcançado. As crianças foram, progressivamente, evidenciando comportamentos de menor inibição, mais contactos sociais e menos receosos na interacção com os outros.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1198
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio de Cátia Bailote.pdf3,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.