Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1201
Título: Definição de ambientes de aprendizagem no âmbito da relação leitura/jogo dramático no 1º Ciclo do Ensino Básico : elementos de especificidade e confluência
Autor: Barata, Virgínia Perpétua Marques Antunes Lopes Belo
Palavras-chave: Leitura
Jogo dramático
Didactologia
Percursos de ensino e aprendizagem
Ambiente de aprendizagem
Data de Defesa: Jul-2011
Citação: BARATA, Virgínia Perpétua Marques Antunes Lopes Belo (2011) - Definição de ambientes de aprendizagem no âmbito da Relação Leitura/Jogo Dramático no 1º Ciclo do Ensino Básico : Elementos de especificidade e confluência. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 287 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este projecto insere-se no estágio de 1º Ciclo realizado na Escola Básica de Lardosa e tem como finalidade a definição de ambientes de aprendizagens, no âmbito da Língua Portuguesa e da Expressão Dramática. Para tal criaram-se dois ateliês – leitura e jogo dramático -, que funcionaram como elementos de especificidade e confluência. Cada aluno realizou uma exploração dos livros trabalhados no projecto desenvolvendo competências, conhecimentos e atitudes que o ajudaram no seu desenvolvimento. Observámos o desenvolvimento das competências da leitura, numa íntima relação com o jogo dramático, onde o aluno vivia de uma maneira pessoal o que tinha lido. Se o livro fizer parte da sua vida, se o aluno crescer com o livro, mais tarde, em adulto, encontrará a criança que viveu um sonho, uma aventura, uma fantasia… Os dados recolhidos e posteriormente analisados e interpretados dar-nos-ão a possibilidade de acreditar que é possível criar espaços de aprendizagens dentro da sala de aula, onde a ludicidade seja um princípio de ensino e aprendizagem. Levar-nos-á a acreditar que é possível criar um espaço de diálogo, de cultura, de conhecimento, onde o livro e o jogo dramático são veículos de aprendizagem, com uma identidade cada vez mais forte.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1201
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Vírginia Barata.pdf28,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.