Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1206
Título: Integração em Sistemas de Informação Geográfica da cartografia da SCN 10K como informação de base para os instrumentos de gestão territorial
Autor: Alexandre, Maria João Maroco
Orientador: Fernandez, Paulo Alexandre Justo
Reis, Manuel José Farias dos
Palavras-chave: Cartografia
Catálogo de objetos
Multicodificação
Série Cartográfica Nacional
Sistema de Informação Geográfica
Data de Defesa: 2011
Editora: IPCB. ESA
Citação: ALEXANDRE, Maria João Maroco (2012) - Integração em Sistemas de Informação Geográfica da cartografia da SCN 10K como informação de base para os instrumentos de gestão territorial. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A cartografia é um óptimo reflexo da evolução do Homem e da sociedade, dada a sua íntima ligação a contextos socioeconómicos, políticos e culturais. Neste aspecto, a par com os descobrimentos, os portugueses marcaram pelo considerável contributo quer a nível de equipamentos, quer a nível de técnica e conhecimento como são exemplo as cartas náuticas. É notável a evolução em torno da cartografia, desde a sua produção à utilização, começou por ser produzida artesanalmente para utilização de uma pequena elite, e actualmente com a grande evolução técnica e tecnológica é produzida com elevado rigor e qualidade, para ser disponibilizada a todos os indivíduos por meios de acesso outrora impensáveis. Uma das consideráveis inovações foram os Sistemas de Informação Geográfica que na actual sociedade, já são uma ferramenta indispensável em várias áreas de trabalho, com destaque para o planeamento e ordenamento do território. Neste contexto social, o Instituto Geográfico Português implementa a Série Cartográfica Nacional, com a intenção de obter uma cobertura cartográfica para todo o país à escala 1:10 000 e numa lógica de complementaridade de escalas a 1:2 000 para áreas urbanas. No entanto esta cartografia tem uma especificidade, é produzida sob o conceito da multicodificação com base num Catálogo de Objectos. Esta característica associada ao facto de ter leitura apenas em software CAD, tal como é produzida, requer a sua preparação para integração em ambiente SIG. Este estudo pretende apresentar uma solução à necessária integração da Série Cartográfica Nacional e contribuir para o seu melhor aproveitamento e utilidade, numa perspectiva técnico/prática e com o objectivo de coadjuvar com todos os profissionais que optem por esta ferramenta de trabalho.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco com vista à obtenção do Grau de Mestre em Sistemas de Informação Geográfica - Recursos Agro-Florestais e Ambientais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1206
Aparece nas colecções:ESACB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MJMAROCO_DIS_MESTR.pdf8,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.