Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1237
Título: A lógica das parcerias na relação “escola–poder local” no contexto educativo português
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Autonomia da escola
Parcerias educativas
Partenariado
Politica educativa escola-poder local
Participação dos actores educativos
Data: Dez-2010
Editora: Centro Universitário Moura Lacerda
Citação: MARTINS, Ernesto (2010) - A lógica das parcerias na relação “escola – poder local” no contexto educativo português. Montagem. ISSN 0104-4826. Ano 12, nº 12, p. 41-52.
Resumo: Neste estudo é tratado o paradigma da relação ‘escola – comunidade educativa’ no sistema educativo português, destacando a importância das parcerias na política educativa local, no contexto da descentralização educativa. Valoriza as lógicas de acção e de participação dos actores educativos no modelo de autonomia das escolas, principalmente na relação ´escola – poder local’ na promoção da qualidade da educação/ensino. Aponta que o papel das autarquias na área da educação está regulamentado no Quadro de transferências de Atribuições e Competências do poder central para o poder local. Percebe-se que na prática percebemos que essa intervenção do poder local na educação se processa numa perspectiva instrumental para o desenvolvimento local e para a coesão social. Destaca que a relação ‘escola – poder local’ desenvolve-se numa interacção participativa de laços redutores e promotores de dinâmicas educativas na dimensão local. O enquadramento da intervenção das autarquias insere-se numa matriz de política educativa local que por vezes é problemática.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1237
ISSN: 0104-4826
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas sem arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Logica das parcerias 41-52.pdf8,66 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.