Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1247
Título: A política portuguesa de educação e de assistência social no período do Estado Novo (1930-1974)
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Estado Novo
Desenvolvimento
Políticas educativas e sociais
Assistência
Instrução e educação
Data: Jun-2009
Editora: Universidade Católica Dom Bosco
Citação: MARTINS, Ernesto (2009) - A política portuguesa de educação e de assistência social no período do Estado Novo (1930-1974). Série-Estudos. ISSN 1414-5138. nº 27, Jan./Jun., p. 151-176.
Resumo: O estudo analisa historiograficamente as políticas educativas, sociais e assistenciais no Estado Novo (1930-1974), principalmente no período salazarista. Pretendemos verificar o impacto das medidas de política assistencial e social e, ainda, as reformas educativas (discurso normativo) referentes ao ensino como meios para se impor o desenvolvimento tecnocrático português e as suas consequências. A instauração de políticas e reformas de ensino (e de assistência social) tiveram muitas dificuldades de implementação, já que as reformas eram mais de origem urbana e reflectiam essa mentalidade, sendo muitas vezes inadequadas ou incompatíveis ao meio rural. O autor trata em os pontos essa análise historiográfica, dando uma contextualização da sociedade portuguesa ao nível político económico e de assistência social, antes e depois do estado Novo, e por fim uma visão crítica da realidade educativa e do ensino nesse período histórico até à revolução de 1974.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1247
ISSN: 1414-5138
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

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