Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1249
Título: Epistemologia das possibilidades educativas : reconstruir o conhecimento pedagógico
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Epistemologia
Saber pedagógico
Possibilismo
Teoria da educação
Conhecimento pedagógico
Práticas educativas
Hipertexto
Data: Jun-2007
Editora: Universidade Federal da Uberlândia
Citação: MARTINS, Ernesto (2007) - Epistemologia das possibilidades educativas : reconstruir o conhecimento pedagógico. Educação e Filosofia. ISSN 0102-6801. V. 21, nº 41 (Jan./Jun.), p. 89-120.
Resumo: As teorias da educação não têm dado muita atenção aos fenómenos e às questões de prática pedagógica nos diversos contextos educativos, pois há uma falta de enquadramento nas estruturas ordenadas e coerentes e de fundamentação epistemológica, devido à complexidade, ao caos e à falta de um estatuto teórico mais adaptado a essas novas situações de prática pedagógica actuais. Desde a complexidade educativa haverá que reconstruir o conhecimento pedagógico, reconduzindo a aprendizagem dos alunos a novas práticas (aprendizagem de labirinto, aprendizagem interpretativa, aprendizagem criativa, autogestão educativa, investigação-acção, hipertexto, educação ambiental, etc.). O autor admite a possibilidade de novas teorizações sobre a educação (reconstrução das teorias da educação) ajustadas às características de educabilidade e da educação/formação dos novos públicos. O futuro estará no equilíbrio entre a escola real e a escola virtual, porque a complexidade é simultaneamente real e virtual, de modo que a escola hipertextual e criativa se transforme numa estrutura social baseada em redes, promotoras de inovação e criatividade nos alunos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1249
ISSN: 0102-6801
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EM - Ed. e filosofia_41.pdf11,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.