Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1250
Título: Desenvolvimento, educação e assistência social no salazarismo
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Historiografia
Estado Novo
Desenvolvimento
Políticas educativas e sociais
Assistência
Instrução
Educação
Data: 2006
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo
Citação: MARTINS, Ernesto (2006) - Desenvolvimento, educação e assistência social no salazarismo. Espaço pedagógico. ISSN 0104-7469. Vol. 13, nº especial, p. 122-141.
Resumo: O estudo analisa historiograficamente as políticas educativas, sociais e assistenciais ao longo do Estado Novo salazarista e marcelismo (1930-1974). Pretendemos verificar o impacto das medidas de política assistencial e social e, ainda, as reformas educativas (discurso normativo) referentes ao ensino, como meios para se impor o desenvolvimento tecnocrático português e as suas consequências. A instauração de políticas e reformas de ensino (e de assistência social) tiveram muitas dificuldades de implementação, já que as reformas eram mais de origem urbana e refletiam essa mentalidade, sendo muitas vezes inadequadas ou incompatíveis ao meio rural. O autor trata em dois pontos essa análise historiográfica, dando uma contextualização da sociedade portuguesa em nível político, económico e de assistência social, antes e depois do Estado Novo, e, por fim, faz uma visão crítica da realidade educativa e do ensino nesse período histórico até a revolução de 1974.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1250
ISSN: 0104-7469
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