Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1258
Título: O desenvolvimento moral e a educação ambiental
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Ética
Desenvolvimento moral
Educação ambiental
Ética ambiental
Perspectiva moral
Data: Abr-1993
Editora: Escola Superior de Educação de Beja
Citação: MARTINS, Ernesto (1993) - O desenvolvimento moral e a educação ambiental. Ler educação. ISSN 0871-5432. Nº 10 (Janeiro/Abril), p. 15-22.
Resumo: A Psicologia Evolutiva permite-nos conhecer as etapas do desenvolvimento do ser humano, as estruturas cognitivas e afectivas, as progressivas aquisições, etc., ajudando-nos a estudar o desenvolvimento moral (juízo moral, sentimentos morais e a consciência moral) e os seus factores evolutivos. Nesta dimensão moral incluímos a “educação ambiental” como um dos conhecimentos importantes à evolução e desenvolvimento da consciência moral ao nível prático. O educador ambiental (como todo o educador) deve possuir um conhecimento mínimo das etapas do desenvolvimento moral ao longo dos quais aparecem os “universais” morais: sentido de justiça, cooperação, solidariedade, participação, etc., temáticas vinculadas de modo integral sobre o meio ambiente. Vejamos três pontos básicos sobre esta relação: perspectiva cognitiva; a perspectiva Koklberg; e responsabilidade moral.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1258
ISSN: 0871-5432
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