Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1260
Título: Os caminhos da historiografia educativa portuguesa : da história á educação
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Historiografia educativa
Escola pública
Escolaridade e formação de professores
Data: Set-2004
Editora: ASPHE (Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação)
Citação: MARTINS, Ernesto (2004) - Os caminhos da historiografia educativa portuguesa: da história á educação. História da Educação. ISSN 1414-3518. Vol. 8, nº 16 (Setembro), p. 25-44.
Resumo: Os caminhos e as tendências da historiografia educativa portuguesa, no período contemporâneo, retractam as características significativas da evolução da educação e da escola nos séculos XIX-XX. O autor realiza uma abordagem à historiografia educativa do ensino e da escola pública, cujo desenvolvimento regeu-se por três condicionalismos: o discurso legalista, político e normalista (legislação e intervenções políticas nos órgãos); a explicação pedagógica da realidade educativa; e as condições estruturais da educação e da escola oficial. As resistências às mudanças educativas ficaram marcadas pelo analfabetismo, pelos níveis percentuais de escolaridade, pelo insucesso e abandono escolar, pela formação e estatuto dos professores e, ainda pela política de centralização e descentralização do ensino.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1260
ISSN: 1414-3518
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Os caminhos da historiografia.pdf16,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.