Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1263
Título: O desenho como suporte de aprendizagem no contexto de jardim de infância
Autor: Passarinha, Joana Margarida Hilário
Palavras-chave: Desenho infantil
Expressão plástica
Comunicação e representação
Aprendizagem
Memorização
Data de Defesa: Jan-2012
Citação: PASSARINHA, Joana Margarida Hilário (2012) - O desenho como suporte de aprendizagem no contexto de jardim de infância. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 205 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Devido à utilidade que o desenho tem vindo a assumir, ao longo dos anos, na sociedade e à sua importância no desenvolvimento cognitivo das crianças, o objetivo deste Relatório de Estágio consiste em averiguar se o desenho funciona como suporte de aprendizagem no contexto de jardim de infância. O presente Relatório de Estágio é consequente da prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, que decorreu de 21 de abril a 2 de julho de 2010 numa Instituição de Educação Pré-Escolar em Castelo Branco. A recolha dos dados porém foi efetuada em uma outra Instituição do mesmo nível de ensino. Tal deve-se ao período em que a prática decorreu e á data em que o projeto do Relatório foi aprovado, janeiro de 2011. Para que existisse um fio condutor, neste Relatório de Estágio, foi realizada uma revisão de literatura, partindo da Educação Pré-Escolar em Portugal e da influência da expressão plástica até à abordagem do desenho, nesse mesmo nível de ensino, salientando a sua importância e evolução. Com base na análise de conteúdo das entrevistas às educadoras de infância, pode-se afirmar que o desenho ainda é usado, na sua maioria, como uma forma de registo livre, em que as crianças têm liberdade de se expressar sem a imposição de regras ou momentos definidos e como desenho orientado, onde são solicitadas representações de situações vividas, assentes em regras e temas específicos. Apesar do conhecimento sobre a importância do desenho na vida das crianças, sente-se ainda uma forte necessidade de explorar os dois registos mais utilizados na Educação Pré-Escolar: o desenho livre e o desenho orientado.
Descrição: Relatório apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1263
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O desenho como suporte de aprendizagem no contexto de jardim de infancia - Relatorio de estagio.pdf19,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.