Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1264
Título: Os trabalhos para casa numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Antunes, Carina da Silva
Palavras-chave: Trabalhos de casa
TPC
Técnicas de aprendizagem
Relação escola-família
Data de Defesa: Jan-2012
Citação: ANTUNES, Carina da Silva (2012) - Os trabalhos para casa numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 83 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Com o presente relatório de estágio pretendeu-se desenvolver uma investigação sobre os Trabalhos Para Casa, vulgo TPC. Houve que definir objetivos e percorrer várias etapas. No que concerne aos objetivos, procurou-se compreender como é que os alunos e os professores do 1º ciclo do ensino básico de hoje vivem e sentem os TPC. O trabalho decorreu na cidade de Castelo Branco, numa escola de 1º ciclo. Foram aplicados inquéritos a 73 crianças das quatro turmas da escola e a todos os professores de 1º ciclo, com turma no agrupamento. Foi ainda feita a análise documental dos cadernos de casa das 4 turmas de 1º ciclo da sede do Agrupamento em estudo e das planificações dos TPC dos professores. Ao longo deste relatório de estágio foi possível verificar que os TPC são uma estratégia de ensino que continua a prevalecer nesta escola de 1º ciclo de uma forma muito ativa, fazendo parte do quotidiano diário dos alunos e das suas famílias. O tipo de TPC mais solicitado aos alunos são as fichas, as leituras, os cálculos e as cópias. Os trabalhos em grupo, o desenho, a pesquisa e a ilustração de textos são os TPC que os alunos gostavam de ter como TPC. Os TPC solicitados mudam consoante os conteúdos trabalhados na sala de aula ou o reforço dos mesmos, tendo em conta a especificidade de cada aluno, isto é, os TPC não são iguais para todos. Dentro da mesma turma existem níveis de aprendizagem diferentes ou por se tratar de turmas heterogéneas, ou por ter alunos com NEE. Uma das funções dos TPC é servir a instituição que os determina e neste sentido os alunos habituam-se a faze-los para “Aprender”, como referem muitos dos alunos, obedecendo assim às ordens dos professores sem as contestar. Os alunos sabem que são alvo de muita expectativa por parte dos pais e principalmente do seu professor e por isso esforça-se para atingir os objetivos propostos por este, sendo esta ideia bem visível nas justificações dadas pelos alunos.
Descrição: Relatório apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1264
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
os trabalhos de casa numa escola de 1º ciclo de ensino básico.pdf951,53 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.