Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1280
Título: Relevância social da educação científica e implicações curriculares
Autor: Paixão, Fátima
Palavras-chave: Educação científica
Filosofia da ciência
Ciência-Tecnologia-Sociedade
Competências
Currículo
Data: Abr-2007
Citação: PAIXÃO, Fátima (2007) - Relevância social da educação científica e implicações curriculares. In IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da educação” Educação para o Sucesso: políticas e actores”. Funchal (Madeira, Portugal), 26-28 de Abril.p. 1-11.
Resumo: Muitos de nós crescemos durante alguns anos quando ainda a imaginação se dirigia para o ano 2000 e o achávamos longínquo. Se não o podíamos antever, prevíamos, contudo, um tempo dominado pela ciência e pela tecnologia, muito ampliado por símbolos incontornáveis como a chegada à Lua, nos idos anos 60. Dominava, portanto, uma ideia tecnocientífica amplificadora do mundo, impondo uma mudança de rumo do tipo de conhecimento dominante, disciplinarmente espartilhado e redutor. Assente numa complexificação crescente do pensamento e do conhecimento, defende-se a ciência enquanto matéria de educação para todos os cidadãos e discute-se a relevância e implicações curriculares da educação científica na escola actual e as suas bases epistemológicas, com apoio na evolução recente, também rápida, da Filosofia da Ciência.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1280
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relevância Social.pdf116,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.