Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1293
Título: Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”
Autor: Cachapuz, António
Paixão, Fátima
Lopes, Bernardino
Guerra, Cecília
Palavras-chave: Pesquisa em educação em ciência
Linhas de pesquisa
Ciência-Tecnologia-Sociedade
Orientações da pesquisa
Perspectivas CTS
Data: Mar-2008
Editora: Universidade Federal de Santa Catarina
Citação: CACHAPUZ, António [et al.] (2008) - Do estado da arte da pesquisa em educação em ciências : linhas de pesquisa e o caso “Ciência-Tecnologia-Sociedade”. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. ISSN 1982-5153. Vol. I, n.º 1, mar., p. 27-49.
Resumo: Neste artigo apresenta-se parte de um estudo mais amplo que pretende contribuir para uma melhor compreensão do estado da arte da pesquisa em Educação em Ciência através da análise crítica dos artigos mais citados, publicados ao longo de uma década (1993-2002), em três das revistas de maior circulação internacional. Evidencia-se como evoluíram as principais linhas de pesquisa, sendo possível realçar uma tendência para o enfraquecimento de linhas centradas na Psicologia da Educação, como a aprendizagem de conceitos, e para o fortalecimento de linhas centradas na Filosofia e Sociologia da Ciência e em abordagens multidisciplinares. O caso da linha CTS é disso um bom exemplo, pelo que induziu uma análise mais pormenorizada.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1293
ISSN: 1982-5153
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alexandria-Revista de Educação.pdf296,59 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.