Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1298
Título: Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências
Autor: Acevedo, J. A.
Vázquez, A.
Paixão, Fátima
Acevedo, P.
Oliva, José María
Manassero, María Antonia
Palavras-chave: Natureza da ciência
Didática das ciências
Ensino das ciências
Prática docente
Decisões tecnocientíficas
Data: 2005
Editora: Faculdade de Ciências da UNESP
Citação: ACEVEDO, J. A. [et al.] (2005) - Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação. Revista da UNESP. ISSN 1516-7313. Bauru, vol. 11, nº 1, p. 1-15.
Resumo: Em certas situações, a Didática das Ciências transmite como mitos algumas crenças que não estão suficientemente sustentadas pela investigação que ela própria produz. Este artigo mostra dois desses mitos relacionados com os motivos que se costumam apontar para incluir a Natureza da Ciência no ensino das ciências, como sejam a suposta relação entre a prática docente e as crenças sobre a Natureza da Ciência, e a crença de que a sua compreensão é um fator chave na hora de tomar melhores decisões cívicas em questões tecnocientíficas de interesse social. A análise que se apresenta realizou-se mediante a revisão de diversos resultados de investigações procedentes da própria Didática das Ciências e também da Psicologia das Decisões. A conclusão aponta para considerar que outros factores influenciam mais, tornando muito menos lineares essas hipotéticas relações do que alguns especialistas pensam e mais complexa a problemática abordada.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1298
ISSN: 1516-7313
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

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