Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1302
Título: Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos
Autor: Cachapuz, António
Sá-Chaves, Idália
Paixão, Fátima
Palavras-chave: Complexidade
Sociedade do conhecimento
Saberes básicos
Formação de professores
Data: Dez-2002
Editora: Universidade Católica Bom Bosco (UCDB)
Citação: CACHAPUZ, António ; SÁ-CHAVES, Idália ; PAIXÃO, Fátima (2002) - Os desafios da complexidade e a definição de novos saberes básicos. Série-Estudos. Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. ISSN 1414-5138. Nº 14 (jul./dez.), p. 15-38.
Resumo: Neste momento, em vários países, notadamente Portugal e Brasil, um dos principais debates no âmbito dos sistemas educativos, centra-se na problemática dos saberes essenciais e estruturantes que tornem os cidadãos melhor preparados perante os desafios da complexidade induzida pela aceleração cientifico-tecnológica. Torna-se, assim, pertinente realizar uma reflexão crítica acerca da natureza desses saberes e do modo como podem ser desenvolvidos. Procurou-se, por meio de pesquisa, evidenciar a congruência entre tais saberes teoricamente referenciados e recentes propostas curriculares feitas em Portugal para o ensino básico. Encara-se, por fim, o desafio que os projectos de inovação educacional centrados na aprendizagem de novas competências imprimem à formação de professores.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1302
ISSN: 1414-5138
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Os desafios da complexidade.pdf1,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.