Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1304
Título: Um olhar sobre as fontes e as abordagens da investigação histórico-educativa
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Investigação histórica-educativa
Análise documental
Criança em risco
História educação social
Quotidiano social
Data: Dez-1998
Editora: Escola Superior de Educação de Castelo Branco
Citação: MARTINS, Ernesto (1998) - Um olhar sobre as fontes e as abordagens da investigação histórico-educativa. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. ISSN 0873-0504. Ano IV, nº 5 (Dezembro), p. 87-99.
Resumo: O autor neste artigo insiste na importância da historicidade do quotidiano escolar e social (este implica o educativo e o cultural), principalmente na vida das instituições educativas, da criança em formação (em particular a mais desprotegida ou com dificuldades de aprendizagem), a convivência na comunidade educativa, a história de vida dos professores, etc. Todos estes aspectos implicam, o debate sobre as fontes documentais e perspectivas metodológicas (método biográfico, as histórias oral, as memórias, as biografias,...) preponderantes não só para a análise da vida quotidiana, mas também como elementos para história social e educativa. Destaca, ainda, dois campos de investigação na história social da educação e propõe algumas orientações da investigação em história da educação, com uma incidência sobre a importância da organização dos arquivos e das bibliotecas locais ou regionais como ponto de partida para as investigações de história local e da análise ao quotidiano escolar e social. O objectivo do presente estudo pode contribuir para reflexão sobre as interrogações relativas às orientações da investigação histórico-educativa actual.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1304
ISSN: 0873-0504
Aparece nas colecções:EDUCARE/EDUCERE: Revista da Escola Superior de Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educare-educere 1998 um olhar.pdf8,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.