Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1308
Título: Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicas
Autor: Paixão, Fátima
Cachapuz, António
Palavras-chave: Didática
Ciências Física e Química
História da ciência
Conservação da massa
Data: 1998
Editora: Escola Superio de Educação de Castelo Branco
Citação: PAIXÃO, Fátima ; CACHAPUZ, António (1998) - Valorização da história da ciência no ensino da física e química: reflexões em torno das propostas do currículo do 8º ano de escolaridade sobre o tema conservação da massa nas reacções químicas. Educare/Educere : Revista da Escola Superior de Educação. ISSN 0873-0504. Ano 4, nº 5 (Dez.), p. 31-47.
Resumo: Aborda-se a problemática da valorização da História da Ciência no ensino tomando este numa perspectiva de ciência para todos os cidadãos, como se aponta nas orientações gerais da Reforma Curricular e em particular nas finalidades do Programa de Física e Química para o 3º Ciclo do Ensino Básico. É apresentada uma leitura crítica do Documento Oficial sobressaindo a diferença entre os Princípios Orientadores e as Sugestões e Metodológicas, estas afastadas daqueles. A análise converge para o tema “Conservação da massa nas reacções químicas”, pela sua importância como temática de grande valor histórico, epistemológico e educativo. Sugere-se uma possível estratégia de ensino.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1308
ISSN: 0873-0504
Aparece nas colecções:EDUCARE/EDUCERE: Revista da Escola Superior de Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educare Educere-valorização1998.pdf1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.