Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1309
Título: Redes sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0
Autor: Páscoa, Gina
Gil, Henrique
Palavras-chave: TIC
Idosos
Aprendizagem ao longo da vida
Redes sociais
Universidades seniores
Data: Jun-2012
Editora: Instituto Politécnico de Bragança
Citação: PÁSCOA, Gina ; GIL, Henrique (2012) - Redes Sociais como complemento de aprendizagem ao longo da vida: as Universidades seniores e a Web 2.0. In Conferencia Ibérica em Inovação na Educação com TIC. Bragança, 1-2 de Junho. Livro de Atas. ISBN 978-972-745-130-2. p. 96-108.
Resumo: O envelhecimento da população é atualmente uma realidade inquestionável, é necessário que os idosos tenham uma aprendizagem ao longo da vida, resultando numa melhoria dos conhecimentos, aptidões e competências. As Universidades Seniores são um lugar privilegiado na educação não formal deste grupo etário. Assim sendo, este artigo tem como principal objetivo identificar o potencial educativo das redes sociais como ferramentas da Web 2.0 no processo de aprendizagem ao longo da vida. Baseia-se numa investigação realizada na Universidade sénior Albicastrense (USALBI) em que se recorreu a uma observação não participante de 13 alunos numa turma de informática no ano letivo 2010/2011, tendo em conta a sua vivência na aprendizagem do Facebook. Os resultados alcançados, permitiram constatar que as potencialidades das TIC e os recursos disponíveis na Web 2.0, nomeadamente o Facebook, contribuem como um complemento útil na aprendizagem ao longo da vida e favorecem a infoinclusão destes cidadãos idosos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1309
ISBN: 978-972-745-130-2
Aparece nas colecções:ESECB - Comunicações em encontros científicos e técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Redes Sociais como complemento.pdf5,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.