Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1314
Título: Metodologia para o desenvolvimento de uma aplicação de manipulação de exercícios e documentos associados
Autor: Oliveira, Ângela Cristina Marques de
Palavras-chave: XML
Python
Manipulação de exercícios
Metodologias GenExa
Geração de documentos
Data de Defesa: 2006
Citação: OLIVEIRA, Ângela Cristina Marques de (2006) - Metodologia para o desenvolvimento de uma aplicação de manipulação de exercícios e documentos associados. Porto: UP. Faculdade de Ciências. XVI, 98 f. Dissertação de Mestrado
Resumo: Durante o seu percurso, os professores vão acumulando matérias de diferentes temas. Geralmente a produção de um documento de avaliação, torna-se às vezes complicado pela forma dispersa dos exercícios. Assim, com a evolução das tecnologias surgem novos desafios na área da educação. É fundamental conceber soluções de e-Learning que flexibilizem o acesso aos recursos de aprendizagem. Neste trabalho, apresenta-se primeiro uma metodologia que originou a definição de uma linguagem e finalmente um protótipo de uma aplicação, que assenta nos princípios básicos de desenvolvimento das aplicações de e-Learning, mas com a introdução de funcionalidades que permitirão aos professores manter a sua informação organizada e disponível. O objectivo é tornar mais cómodo e eficiente o trabalho de produção de material didáctico e de avaliação. O recurso à modelação de uma linguagem como o XML, trás inovação relativamente às bases de dados estruturadas e tradicionais, ao mesmo tempo que permite garantir que a informação continua a ter uma forma estruturada mas com uma semelhança maior com os documentos reais. Combinando a flexibilidade do XML, com PYTHON, uma linguagem fácil de utilizar, orientada a objectos e multiplataforma, permite uma excelente concretização neste tipo de aplicações.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Informática, área de especialização em Ciência de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1314
Aparece nas colecções:ESTCB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseMestrado Ângela Oliveira.pdf1,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.