Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1315
Título: Proposta de serviços internet para suporte à personalização de eAprendizagem
Autor: Santos, Osvaldo Arede dos
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação
Serviços Web
Internet
E-learning
Data de Defesa: 2006
Citação: SANTOS, Osvaldo Arede dos (2006) - Proposta de serviços internet para suporte à personalização de eAprendizagem. Aveiro. Universidade de Aveiro. Departamento de Comunicação e Arte. 211 p. Tese de Doutoramento
Resumo: Esta tese propõe modelos para serviços Internet com a capacidade de personalizar experiências de eAprendizagem através da localização, selecção, recombinação e reutilização dinâmica de objectos de aprendizagem, tendo em consideração o perfil individual do formando, os objectivos de formação e o contexto em que o processo de aprendizagem se insere. Os modelos de personalização são suportados por um modelo para a classificação de objectos de aprendizagem que permite representar áreas de conhecimento como uma rede de conceitos interrelacionados. Cada conceito é encapsulado num segmento de conhecimento com uma abrangência conceptual definida através de metadados. Os relacionamentos entre os diversos segmentos permitem modelar as relações, afinidades e dependências que existem entre os diversos conceitos. O modelo de classificação permite associar segmentos de conhecimento a objectos de aprendizagem, suportando a sua avaliação segundo critérios de qualidade e conformidade. Os modelos de personalização usam as características individuais de cada formando como chave para a geração dinâmica de experiências de eAprendizagem adequadas às suas necessidades particulares. São propostos três serviços personalizados concretos que se baseiam nestes modelos. O serviço mais simples permite filtrar e ordenar os resultados de pesquisas de conteúdos de acordo com o perfil individual de cada utilizador. Um outro serviço, chamado “aconselhamento personalizado”, permite a sugestão automática de planos de aprendizagem para revisão de conceitos, considerando os requisitos prévios do objectivo de aprendizagem e as dificuldades e competências do utilizador relativamente a esses requisitos. O terceiro serviço, intitulado “geração dinâmica de planos de aprendizagem”, permite criar automaticamente planos de aprendizagem personalizados, através da geração dinâmica de objectos de aprendizagem independentes. É apresentado um método para a maximização da coerência dos planos de aprendizagem assim gerados. Finalmente, é proposto um modelo para a integração dos conceitos de gestão de direitos digitais nos modelos anteriores, de modo a permitir a coexistência de conteúdos gratuitos e não gratuitos no mesmo plano de aprendizagem gerado dinamicamente.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências e Tecnologia da Comunicação apresentada ao Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1315
Aparece nas colecções:ESTCB - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2007000996.pdf43,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.