Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1323
Título: Os desafios da complexidade e novas tendências de reconceptualização curricular
Autor: Sá-Chaves, Idália
Paixão, Fátima
Cachapuz, António
Palavras-chave: Complexidade
Sociedade do conhecimento
Filosofia curricular
Formação de professores
Data: Jun-2003
Editora: Universidade Católica Bom Bosco
Citação: SÁ-CHAVES, Idália ; PAIXÃO, Fátima ; CACHAPUZ, António (2003) - Os desafios da complexidade e novas tendências de reconceptualização curricular. Série-Estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. ISSN 1414-5138. Nº 15 (Jan/Jun.), p. 11-36.
Resumo: O acelerado desenvolvimento cientifico e tecnológico, bem como a decorrente mudança na natureza das arquitecturas sociais e das relações interpessoais, que a partir do processo de mundialização se observam, determinam profundas alterações no modo como os cidadãos percebem, representam e compreendem o mundo. Com o presente texto, que decorre de um trabalho de pesquisa desenvolvido em Portugal pelos autores, procura-se contribuir para a compreensão das implicações educacionais de tais mudanças e que apontam para uma nova filosofia curricular no quadro do desenvolvimento de novas competências de cidadania. O objectivo é reflectir acerca dos princípios de fundamentação curricular na sua relação com os saberes básicos, com a reorganização dos sistemas educativos, com a investigação e com a formação de professores. Procura-se ainda evidenciar a relação entre o conjunto de novos princípios de fundamentação curricular decorrente da pesquisa e as propostas que, nesse âmbito, são feitas no domínio da mais recente legislação portuguesa.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1323
ISSN: 1414-5138
Aparece nas colecções:ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Serie estudos nº 15-desafios.pdf1,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.