Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1339
Título: A dimensão axiológica da educação ambiental
Autor: Martins, Ernesto
Palavras-chave: Pedagogia ambiental
Educação ambiental
Educação sistémica
Educação não-formal
Ecologia
Meio-ambiente
Dimensão axiológica
Data: 1997
Editora: Porto editora
Citação: MARTINS, Ernesto (1997) - A dimensão axiológica da educação ambiental. In A escola cultural e os valores. Coleção Mundo dos saberes 19. ISBN 972-0-34089-4. Porto : Porto editora. p. 535-555.
Resumo: A educação ambiental (EA) integra um conjunto de categorias educativas/pedagógicas (educação formal e não-formal) que proporcionam uns fundamentos para a inter-relação da “educação com o meio ambiente”. Trata-se de uma área da educação social, que serve, em termos de estratégia de intervenção, a animação socio educativa/socio-cultural, criando novas relações do Homem com os problemas ecológico – ambientais. O autor considera a EA como: uma exigência da análise cultural do homem, exigindo-lhe uma dimensão ético-moral; uma estratégia de educação (não ) formal/informal, que exige um diálogo cientifico-tecnologico-humanista sobre a natureza um estilo ambiental de educação (paradigma) no âmbito da pedagogia (ambiental). A revitalização ambiental da Pedagogia evidencia a valorização da educação da natureza e do aprender a aprender. O meio-ambiente não se inscreve apenas no meio educativo; social e cultural, também surge na realidade humana (cidadania), das relações e convivencialidade (axiologia).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1339
ISBN: 972-0-34089-4
Aparece nas colecções:ESECB - Livros ou capítulos de livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A dimensão axiológica-A escola.pdf586,58 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.