Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1372
Título: O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos.
Autor: Pinto, Célia Maria Rodrigues Gonçalves Ferreira
Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais
Dificuldades de aprendizagem específicas
Dislexia
Conhecimentos dos professores sobre a dislexia
Data de Defesa: Mar-2012
Citação: PINTO, Célia Maria Rodrigues Gonçalves Ferreira (2012) - O dia-a-dia da dislexia na sala de aula : os conhecimentos dos professores do 1º ciclo sobre alunos disléxicos. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 95 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: “O dia-a-dia da dislexia na sala de aula - Os conhecimentos dos professores do 1º Ciclo sobre os alunos disléxicos” é a temática do nosso estudo, no qual pretendemos abordar o tema, bem como descrever os conhecimentos dos professores. Os conteúdos abordados e desenvolvidos consideram-se relevantes e por esse motivo atuais e pertinentes. Este trabalho tem como base um estudo histórico descritivo, que pretende averiguar os conhecimentos dos professores do 1º Ciclo do ensino básico, de um agrupamento no concelho de Sintra, que foi desativado no ano letivo de 2010/2011, sobre a dislexia e compará-los com o que a investigação tem dado a conhecer. O instrumento de investigação utilizado, consistiu num questionário, que foi aplicado aos professores com turma do referido agrupamento. A leitura é um processo complexo, que implica descodificar e interpretar um conjunto de símbolos impressos. Não sendo um processo natural, como a linguagem oral, este ocorre, na maioria das crianças, de um modo agradável e sem esforço. No entanto, para as crianças disléxicas, o ato de ler transforma-se num problema, que é determinante no seu sucesso escolar. Com o alargamento da escolaridade obrigatória, juntamente com as políticas educativas inclusivas, modificou-se a tradicional população escolar. Cabe à escola no geral e aos professores em particular, o papel de incluir os alunos, de modo a que estes tenham sucesso educativo. A existência nas escolas, de cada vez mais de alunos com dificuldades de aprendizagens específicas, nomeadamente a dislexia, implica por parte dos professores com turma, a necessidade de refletir, atualizar e de aprofundar os seus conhecimentos nesta área. Consideramos essencial que o professor conheça as características/comportamentos que os disléxicos apresentam, a fim de melhor avaliar e intervir sobre estas crianças na sala de aula.
Descrição: Trabalho de projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1372
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dislexia na sala de aula Estudo Descritivo-Historico.pdf1,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.