Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1375
Título: Unidades de Apoio à Multideficiência : um estudo de caso
Autor: Antunes, Carla Sónia Valente
Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Inclusão
Multideficiência
Unidades de apoio à multideficiência e surdocegueira congénita (UAM)
Data de Defesa: Mar-2012
Citação: ANTUNES, Carla Sónia Valente (2012) - Unidades de Apoio à Multideficiência : um estudo de caso. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 163 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Ao longo da História, as crianças com deficiências foram tratadas de formas diferentes. Questões sociais, médicas e religiosas, entre outras, conduziram ao conceito de inclusão, defendido em Portugal. Este conceito assenta em ideias e documentos legais nacionais e internacionais. Neste contexto, surgiram, através da publicação do Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de Janeiro, cinco “Modalidades especificas de educação”, entre as quais “Unidades de apoio à multideficiência e surdocegueira congénita” (Artigo 26.º). No presente trabalho pretende-se obter e analisar dados relativos a uma população alvo muito específica dentro das Necessidades Educativas Especiais, crianças com multideficiência. O trabalho poderá contribuir para corrigir ou potenciar algumas situações no respeitante a alunos com multideficiência em atividades curriculares. A componente empírica deste trabalho permite concluir que as UAM são consideradas importantes pelos docentes dos alunos que as frequentam e que estes passam uma parte considerável do seu horário lectivo a desenvolver atividades na UAM. Este estudo permite-nos concluir que foi verificada uma mudança de atitude de docentes e alunos das turmas que incluem alunos da UAM perante a multideficiência. As UAM são consideradas importantes pelos docentes inquiridos e não como uma forma de exclusão dos alunos.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1375
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mestrado.pdf2,08 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.