Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.11/1376
Título: Uma criança autista numa turma regular de educação musical : um plano de intervenção
Autor: Espinhaço, Maria de Fátima dos Santos Marques
Palavras-chave: Autismo
Educação musical
Plano de intervenção
Data de Defesa: Mar-2012
Citação: ESPINHAÇO, Maria de Fátima dos Santos Marques (2012) - Uma criança autista numa turma regular de educação musical : um plano de intervenção. Castelo Branco : IPCB. Escola Superior de Educação. 151 f. Dissertação de Mestrado.
Resumo: As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são perturbações globais do Desenvolvimento que afetam três grandes áreas: A Comunicação, a Interação Social e o Jogo Simbólico e Repertório de Interesses. Dadas as particularidades desta patologia, muitas vezes torna-se difícil o trabalho de intervenção a realizar. Assim, é cada vez mais pertinente apostar em estratégias mais lúdicas e criativas para que estas crianças possam desenvolver-se de forma plena e se torne possível a sua inclusão nas escolas e na sociedade, tendo em vista o aumento da sua qualidade de vida e das suas famílias. Sendo a Música um excelente meio de desenvolvimento, uma vez que permite que a criança usufrua de satisfações imediatas, esta, pode contribuir ao nível da comunicação quer verbal, quer não-verbal, no que diz respeito a aspetos cognitivos, afetivos/emocionais e motores, ao mesmo tempo que promove a interação e o autoconhecimento. É assim importante que a criança sinta na Música a oportunidade de explorar os seus sentimentos e exterioriza-los, sem ter, muitas vezes, que os verbalizar. Este trabalho baseia-se na realização de um plano de intervenção que tem como principal objetivo demonstrar o que uma criança autista, inserida numa turma do ensino regular, pode realizar com os seus pares num contexto de sala de aula de Educação Musical. Os resultados do nosso trabalho demonstraram que é possível incluir alunos com NEE, (no caso presente um aluno autista), numa turma do ensino regular, tendo como base um Plano de Intervenção coerente delineado com a colaboração de todos os intervenientes no processo: professor de Educação Musical, aluno, família, Conselho de Turma, SPO, Direção da Escola, entre outros, ou seja, que haja uma ação concertada e fundamentada no sentido da Inclusão de um aluno “diferente” numa turma.
Descrição: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.11/1376
Aparece nas colecções:ESECB - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE Fatima Espinhaço.pdf4,9 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.